Prevenção Glaucoma

Você sabia que existem vários tipos de glaucoma?

Os tipos de glaucoma variam da falta total de sinais e sintomas até aqueles que, quando surgem, podem causar a cegueira em poucas horas. Por isto, é importante conhecer como os diferentes tipos de glaucoma podem se manifestar para saber quando você precisa procurar ajuda.

Quais são os principais tipos de Glaucoma?

Glaucoma de ângulo aberto – cerca de 90% dos casos são deste tipo. Ele é causado pelo aumento da pressão ocular e não tem sintomas. Você só percebe quando os danos no nervo óptico são irreversíveis. A melhor forma de prevenção para o glaucoma de ângulo aberto é fazer exames oculares periodicamente.

Glaucoma de ângulo fechado – é um dos tipos menos comuns. Também é causado pelo aumento da pressão ocular, mas, a diferença é que apresenta sintomas, que são: dores fortes de cabeça e nos olhos (que podem causar vômito), além da redução da visão. Se a pressão ocular fica muito alta, isso pode lesionar o nervo óptico de forma rápida e causar a perda parcial, ou mesmo total, da visão em apenas algumas horas. Por isso, se você sentir algum desses sintomas, procure ajuda médica o mais rápido possível.

Glaucoma congênito
– este tipo tem sinais e sintomas bem claros: a criança já nasce com os olhos embaçados, com sensibilidade à luz, com lacrimejamento em excesso e com a córnea (que é tecido transparente que fica na parte colorida dos olhos) grande e opaca. O pediatra pode diagnosticar a doença e, se necessário, encaminhar a criança para a cirurgia.

Glaucoma secundário – é causado pelo aumento da pressão ocular causada por outros problemas, como catara avançada, lesões ou inflamações nos olhos e tumores. O uso do colírio corticóíde de forma errada também pode desencadear esse tipo de glaucoma. Se você tiver uma dessas complicações, é importante ter o acompanhamento de um oftalmologista.

Qual tipo de exame ajuda a identificar o glaucoma?

Para o diagnóstico do glaucoma, o oftalmologista fará um exame completo: pressão ocular, perda de visão, espessura da córnea, ângulo de drenagem e o dano ao nervo óptico. É importante ir você ir ao oftalmologista uma vez por ano pelo menos para ele checar a saúde dos seus olhos e fazer o diagnóstico precoce de qualquer problema.

No Comment

Comments are closed.

Share This